Prefeitura intensifica recuperação de estradas e constrói pontes de madeira.

10/09/2010

A Prefeitura de Pirangi vem intensificando o tra­ba­lho de recuperação das estradas na zona rural. A preservação das vicinais não pavimentadas e pon­tes rurais do município é preocupação contínua da administração municipal, que realiza trabalho de ma­nutenção periódica, para preservar as con­di­ções destas importantes vias de escoamento da pro­dução agrícola do mu­nicípio.

Dentro do seu plano de trabalho, a construção e ma­nutenção das pontes rurais também são uma constante. Recentemente foi iniciada a construção da ponte do Barro Preto que liga os municípios de Pirangi, Taiaçu e Vista Alegre do Alto. Segundo o prefeito Brás de Sarro, a obra é um antigo anseio dos moradores daquela lo­calidade e circunvizinhos e ainda faz parte do plano de go­verno, sendo agora aten­di­­da pela adminis­tra­ção municipal.

“A antiga ponte foi levada pelas fortes chuvas de 2001 [quando várias pontes foram destruídas, inclusive sobre o Rio Ta­barana, na vicinal Piran­gi/Taiaçu] e desde aquela época os moradores e u­suá­­rios daquela região fi­ca­ram sem condições de es­coar sua produção e até mes­mo se deslocar mais fa­cilmente”, ressalta Brás.

O vice-prefeito João de Sarro, que também acom­panha de perto a execução dos serviços, informou que “no começo do mês foi ini­ciada a estrutura da pon­te, ou seja, estaqueamento, esteio, travesseiros e vigas, com mão-de-obra comple­ta até o término da cons­trução”. De acordo com a Prefeitura, as pranchas para o assoalho será rea­lizado em parceria com a Prefeitura de Taiaçu e a Usina Nardini (Vista Ale­gre do Alto).

Mais um melhora­men­to na área rural do mu­nicípio foi realizado pelo governo municipal. Desta vez, na ponte sobre a tra­ves­sia do Rio Ta­barana e Córrego da Ca­nela, na es­trada que liga o Mogentale a vicinal de Taiaçu, que recebeu ater­ro para evitar alaga­men­tos, atendendo outra rei­vindicação dos mu­nícipes e cumprindo o pla­­no de governo, lembra o chefe do Executivo.

“A es­trada recebeu me­lhoramento no sentido de aterro e compactação, pois em anos anteriores sofria com alagamentos constan­tes devido a cheia do Rio Tabarana e a pou­ca vazão de escoa­mento das á­guas”, expli­cou Brás.

“Estamos executando diversas ações de atenção ao homem do campo, Cons­tan­temente, temos realizado obras e serviços de manutenção em estra­das e pontes, a fim de que os produtores tenham fa­cilidade para escoar a pro­dução agrícola, bem como melhorar o fluxo de veícu­los e oferecer mais segu­ran­ça a condutores e pe­des­tres”, observou.

João de Sarro reforçou “é im­portante olharmos para cidade, mas também para zo­na rural, são im­por­­tan­tes acessos utili­za­dos por pro­dutores rurais, traba­lha­dores e a popula­ção ge­ral que estão sendo cons­truídos pela ad­minis­tra­ção municipal”.