Prefeitura identifica as matas ciliares de Pirangi.

10/10/2010

Em outubro foi reali­zado um relatório de ca­rac­terização ambiental, com a identificação das ma­tas ciliares de Piran­gi. A informação é da di­retora municipal de Meio Ambiente, Anaira Ca­ramelo. Ela explicou que a caracterização foi realizada por imagens de satélite e a deter­mi­na­ção das áreas foi feita utilizando-se o Código Flo­­restal, através de pro­cessos espectrais dos di­ver­sos tipos de vegeta­ção e área úmida.

“A partir dos dados ob­tidos pelo levanta­men­to, podemos verifi­car todas as nascentes do município e áreas ci­liares de todas as pro­priedades, através da ob­ten­ção das coordenadas geográficas”, comentou. De acordo com o levan­ta­mento, foram encon­tra­das, em Pirangi, 388 nas­centes e 2.174,00 hec­tares de área ciliar (1.636,20 ha. sem vege­ta­ção e 537,00 ha. com ve­getação).

Segundo Anaira, a partir dos dados obtidos foi realizado um crono­gra­ma de recomposição da mata ciliar em um período de 12 anos. “As­sim, pretende-se recupe­rar todas as áreas ciliares do município”, disse.