Pirangi sobe no ranking de desenvolvimento.

01/10/2010

O Índice Firjan de De­sen­volvimento Municipal (IFDM), criado pela Fede­ra­ção das Indústrias do Rio de Janeiro para acom­panhar a evolução dos mu­nicípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras, apontou que Pi­rangi subiu da 475ª para a 321ª posição no ranking brasileiro. O IFDM da ci­dade ficou com 0,7800 nu­ma escala que vai de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o nível de desenvol­vi­men­to.

O estudo, que é forma­do por dados oficiais de 2007 relativos à saúde, edu­cação e geração de em­prego e renda foi divul­ga­do no último final de se­ma­na. No plano estadual, a cidade ganhou 102 po­sições, na comparação com a avaliação anterior, e agora ocupa o 187º lu­gar. “Isso de­mons­tra que as políticas públi­cas que vêm sendo ado­ta­das pela administração mu­nicipal têm se tradu­zido em resul­tados concre­tos, especial­men­te nesses três setores ava­liados”, ressalta o pre­fei­to Brás de Sarro.

De acordo ainda com o levantamento, Pirangi re­gistrou 0,9035 pontos ocu­pando a 170ª posição no ranking nacional em ter­mos de saúde pública. Na educação, o índice foi 0,8589 e ficou na 314ª co­lo­cação entre os mais de 5.500 mu­ni­cípios de todo o país.

Para o município, o ní­vel de em­prego e renda é consi­de­rado regular. Ape­sar do nú­mero subir em re­lação a 2006, de 0,4668 para 0,5776, é o indicador mais fraco entre os três a­na­lisa­dos na pes­quisa. No entanto, neste quesito, Pi­rangi aparece bem coloca­do no ranking, no 215º lu­gar.