Pirangi presente no seminário internacional do microcrédito.

28/04/2010

A agente do Banco do Povo de Pirangi, Elisan­gela Maria de Souza Bra­mé, participou do 1º Semi­ná­rio Internacional do Mi­crocrédito, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Se­cretaria do Emprego e Re­lações do Trabalho (Sert), em parceria com o Cen­tro de Estudos e Pes­qui­sas de Administração Mu­nicipal (Cepam), o even­to teve como objetivos apresentar e discutir os de­sa­fios e os avanços na atuação de instituições no mercado de microcrédito; disseminar experiências vitoriosas de programas de microcrédito no Brasil e em outros países e pos­sibi­litar contatos e troca de ex­periência entre os par­ti­ci­pantes.

Estiveram presentes vá­rias autoridades como o en­­tão secretário do Em­pre­­go e Relações do Tra­ba­­lho, Guilherme Afif Do­mingos (que deixou o car­go para disputar a vaga de vice-governador num a­cor­do eleitoral firmado en­tre PSDB e DEM); o diretor executivo do Banco do Po­vo, Antonio Mendonça, e ou­tras. Entre os pa­les­tran­tes destaque para o pro­fes­sor e economista pe­ruano, Hernando de Soto, presi­den­te do Instituto de Liber­tad y Democracia, com sede em Lima. Represen­tantes do Banco Mundial, do Mi­banco (Perú), Planet Fi­nan­ce, Banco do Nor­des­te (Crediamigo), São Pau­lo Confia, Real Micro­cré­dito e Banco do Povo Pau­lis­ta participaram dos pai­néis que aconteceram no último dia 24 de março.

Durante o seminário fo­­ram premiadas as me­lhores unidades do Banco do Povo no ano de 2009. A agência de Pirangi foi a pri­meira colocada por fai­xa populacional entre 10.001 a 11 mil habitantes e a 27ª na classificação ge­ral, entre mais de 200 ci­dades, até 30 mil habi­tan­tes. Os números apon­ta­dos no Relatório de De­sem­­­penho Operacional do Banco do Povo Paulista são impressionantes: em 2009, por exemplo, foram fe­chados 42 con­tratos, num total de qua­se R$ 160 mil. Para dar uma ideia da relevân­cia dos programas de mi­cro­crédito, o Banco do Po­vo Paulista, em 11 anos de atuação, em­pres­tou mais de R$ 642 mi­lhões, em 210 mil opera­ções no Es­tado de São Pau­­lo.