Pirangi no combate a dengue.

19/02/2015

O município pirangiense vem sofrendo nos últimos dias com uma epidemia de dengue. O prefeito municipal chegou a decretar Estado Epidêmico pelos mais de 190 casos registrados oficialmente no início do mês de fevereiro, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a mesma secretaria, todos os cuidados preventivos (campanhas) foram realizados todo o tempo, desde o ano passado, no intuito de conscientizar a população quanto a necessidade de se precaver. Foram utilizados todos os meios de comunicação existentes no município, tais como: Jornais, Rádio, Carro de Som etc., para divulgação das medidas preventivas que deveriam ser adotadas à partir do inícios das chuvas. Campanhas e visitas também foram realizadas pelos agentes de saúde com o objetivo de prevenir. Poucos moradores seguiram as orientações. Aliados ao grande número de imóveis fechados e vários outros em que as famílias não estavam por motivos de férias, zeram com que, as larvas do mosquito Aedes Aegypti se ultiplicassem. Outra dificuldade muito grande enfrentada pelos agentes foi a negativa de muitos moradores quando solicitado a permissão para entrar no quintal para averiguação. Em vários casos, a prefeitura teve que entrar com ação judicial para poder adentrar em determinados imóveis. O caso mais grave foi registrado na Rua Mal. Floriano Peixoto em que, por determinação judicial, a prefeitura teve que retirar um verdadeiro LIXÃO na parte interna e externa do imóvel. Um verdadeiro "ninho" de larvas estava a céu aberto no quintal além de mal cheiro e a presença de animais mal cuidados. No mês de janeiro, a prefeitura municipal contratou funcionários para reforçar o trabalho de casa em casa, arrastões foram realizados, outdoors foram colocados em pontos estratégicos, mais de 10 mil panfletos foram distribuído, carro de som com orientações entre outras medidas, foram tomadas para conscientizar os moradores da necessidade de limpeza diária dos focos e criadouros do mosquito.