Alunas do projeto “Agita Pirangi” exercitam na academia ao ar livre.

02/01/2011

As alunas do projeto “Agita Pirangi” estiveram, no último dia 30, no cal­ça­dão da Avenida Car­mem Lúcia Giglio Girade para realizar exercícios físicos na academia de gi­nástica ao ar livre. A es­ta­giária Larissa Aparecida Moraes acompanhou as alunas orientando sobre alon­gamento e como utili­zar cada aparelho. No lo­cal, a Prefeitura Municipal instalou 10 equipamentos para a prática de ativi­da­des físicas para a popula­ção de um modo geral.

Segundo Larissa, a aca­demia ao ar livre visa a me­lhoria da condição fí­sica e da qualidade de vi­da, com o objetivo de es­ti­mular o sistema nervoso central, além de fortalecer a musculatura, aumentar a capacidade cardior­res­pi­ratória e a mobi­li­dade das articulações, me­lho­rando a flexibilidade e a coordenação motora. “São aparelhos que não têm pe­so, que usam apenas a for­ça do corpo para exer­cí­cios de musculação e alon­gamento”, explica. Trata-se de um sistema que se adapta ao usuário utili­zando o peso do pró­prio cor­­po, criando resis­tência e gerando benefício, inde­pendente de idade, peso e sexo.

Mas, apesar do acesso facilitado à prática de atividade física, algumas regras devem ser obser­va­das, adverte a estagiária. “É preciso ficar atento à hidratação antes, durante e depois da atividade, respeitar o próprio limite, além de fazer uma con­sul­ta com um médico para sa­ber sua condição e pos­síveis limitações e, se pos­sível, procurar orientação de profissionais de Educa­ção Física para uma execu­ção correta e segura dos exercícios”, ressalta.