Pirangi se prepara para receber Coleta Seletiva do Lixo.

09/03/2010

No dia 23 de fevereiro, foi realizada em Itápolis, a Capacitação do Projeto Município Verde Azul 2010, através da organização e apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O evento contou com a participação de diversos interlocutores, prefeitos, e demais colaboradores ambientais, incluindo o Prefeito Brás de Sarro, a Diretora de Meio Ambiente Anaira Caramelo e o Vereador Chico França. Durante o evento foram discutidas as novas regras de avaliação e quesitos que o município deve trabalhar para conseguir se adequar ambientalmente.

Para 2010 o trabalho é muito maior, a cobrança pelas atividades ambientais no município serão intensificadas e os projetos serão amplamente desenvolvidos. As 10 diretivas analisadas continuarão as mesmas: Esgoto tratado, lixo mínimo, mata ciliar, arborização urbana, habitação sustentável, conselho de meio ambiente, estrutura ambiental, educação ambiental, uso da água e poluição do ar.

Em 2009 Pirangi conseguiu uma excelente colocação, obtendo o 52° lugar dentre os 645 municípios avaliados, com nota 88, 07, apenas a 6 pontos da primeira colocada, Santa Fé do Sul. Para 2010 a expectativa é de que a nota seja maior, já que estão ocorrendo diversos investimentos em educação ambiental, recomposição da mata ciliar, capacitações, dentre outros.

Uma grande conquista para este ano, devido à colocação de Pirangi no ranking ambiental, é a Coleta Seletiva, já que o Chefe de Gabinete Ubirajara Guimarães e o Secretario Estadual de Meio Ambiente Xico Graziano estão disponibilizando ao município a quantia de R$ 156.000,00 para a construção de um galpão com esteira e prensa para o trabalho de coleta seletiva no município.

O trabalho agora é de conscientização da população de que a coleta seletiva é uma realidade que está sendo construída dia-a-dia, para que consigamos diminuir o índice de lixo do nosso município e conseqüentemente do mundo, além de estar aumentando o tempo de vida do aterro municipal, diz a Diretora de Meio Ambiente Anaira.